domingo, 7 de outubro de 2007

Mas afinal porque é que nós engordamos???



Antigamente ser-se gordo era sinónimo de riqueza pois para alguém ser gordo tinha de se alimentar bem e para tal era necessário ser-se uma pessoa de posses. Pelo contrário os mais pobres eram mais magros, pois era-lhe negado o acesso a boa e farta comida.

Curiosamente nos dias de hoje a história deu uma reviravolta! Pois há tantos obesos e candidatos a obesos que fica difícil distingui-los! Cada vez mais as pessoas não conseguem negar um bombonzinho, ou uma fatia de bolo acabadinho de fazer! E pior, há cada vez mais gente a preferir aquelas comidas rápidas, mal cozinhadas e prejudiciais em detrimento à cozinha que pode levar mais um tempinho a fazer e até ser mais cara mas concerteza que nos fará muito melhor! Não estará na altura de abrirmos os olhos e fazermos escolhas mais saudáveis?!

Vejamos, sempre que se ingere mais energia do que a que se gasta, o organismo armazena a energia em excesso sob a forma de gordura, por isso a pessoa engorda. Sempre que se consome menos energia do que a necessária o organismo vai buscar a energia em falta às reservas de gordura e as pessoas emagrecem.

Parece óbvio que o que precisamos é apenas obter um equilíbrio: nem muito nem pouco!!!

Mas será assim tão fácil obter este equilíbrio?... Talvez sim...ou talvez não!!! =)

Sem comentários: